A partir de agora, as micro e pequenas empresas que desejam contratar jovens aprendizes têm, mais um caminho: o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec Aprendiz. A boa notícia foi dada no último dia (10/09), pelos ministros da Educação, José Henrique Paim; do Trabalho, Manoel Dias, e da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos.
As micro e pequenas empresa que demonstrarem interesse por esse caminho para a captação de jovens, precisam se inscrever no site do Pronatec - www.pronatec.mec.gov.br.
Vale destacar que a partir da demanda das empresas contratantes, serão definidas as vagas para os estudantes interessados. Já Ministério do Trabalho e Emprego ficará responsável pela articulação entre os jovens matriculados no Pronatec e a empresa para a efetivação do contrato.
Outro detalhe importante é que da mesma forma como acontece com nas grandes e médias empresas, os jovens aprendizes que passarem a integrar a equipe das micro e pequenas empresas terão jornada de trabalho de quatro a seis horas, com salário mínimo hora, e terão vínculo empregatício, com anotação na Carteira de Trabalho. Ao término do programa, que pode durar no máximo dois anos, o jovem profissional receberá certificação técnica e poderá ser efetivado na companhia. As vagas dessa modalidade do Pronatec poderão ser ocupadas por jovens de 15 a 24 anos.
O Pronatec - O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
FONTE: Redação RH.com.br
http://www.rh.com.br/Portal/Carreira/Noticia/9416/menores-aprendizes-nas-micro-e-pequenas-empresas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião.